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Educação Infantil

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Educação Infantil: Apresentação da coleção Gressus significa “passos”. Sendo assim, compreendemos que a Educação Infantil é o primeiro passo que a criança dá em seu processo de aprendizagem.

Para que isso ocorra, o Sistema de Ensino Poliedro elaborou essa coleção com o intuito de atender crianças com idade entre 2 e 5 anos, possibilitando uma aprendizagem contextualizada, significativa e de qualidade. A coleção foi reformulada para o ano de 2019, tendo como premissas as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “[...] um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica [...]”.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; CONSED; UNDIME. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. p. 7.

Dessa forma, as propostas presentes na coleção têm como objetivo principal a valorização da criança no processo de construção do conhecimento e nas diversas linguagens que ela utiliza para se expressar.

Conheça a Coleção Gressus:

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Características da Coleção:

Interação e Brincadeira

A interação e a brincadeira, segundo a BNCC, são eixos estruturantes do processo de aprendizagem. Por isso, privilegiamos esses eixos dentro da Coleção Gressus, tanto nas propostas pedagógicas quanto no projeto gráfico. A ideia, portanto, é garantir novas aprendizagens e o desenvolvimento integral da criança por meio da interação que ela estabelece com o grupo social com o qual convive.

Campos de Experiência

Para a adequação às nomenclaturas propostas pela BNCC, a Coleção Gressus apresenta os seguintes campos de experiência: escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; o eu, o outro e o nós; traços, sons, cores e formas; e corpo, gestos e movimentos. Tais campos de experiência estão relacionados a saberes e conhecimentos que são considerados fundamentais e devem ser propiciados às crianças de acordo com cada faixa etária. Desse modo, eles serão trabalhados de forma integrada, a fim de garantir à criança que desenvolva diferentes linguagens em uma única proposta.

Os Direitos de Aprendizagem

Previstos pela BNCC, os direitos de aprendizagem estarão presentes em toda a coleção, com a finalidade de assegurar “[...] as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.”. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; CONSED; UNDIME. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. p. 35.

Portanto, os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se devem ser garantidos às crianças que frequentam a Educação Infantil.